Repelentes naturais e limpeza atenta são o segredo para livrar a casa das infestações indesejadas
05/10/2020 / POR RAFAEL BELÉM | FOTO PIXABAY
As traças são as pragas domésticas mais comuns. Geralmente, suas larvas são encontradas dentro de casulos achatados, que ficam grudados em armários e paredes. Essa é a fase jovem dos insetos, que podem infestar diferentes regiões da casa.
De acordo com o biólogo e vice-presidente da Aprag (Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas), Sérgio Bocalini, existem três grupos distintos do animal, reunidos em duas ordens: o grupo formado pelas traças-dos-livros, pertencentes à ordem Thysanura; e o grupo formado pelas traças-das-roupas e as traças de produtos armazenados, pertencentes à ordem Lepidoptera.
“Normalmente, as traças se alimentam de amido ou de materiais que contenham quitina, como a escamação de pele, fios de pelos e cabelos”, diz Bocalini em entrevista para a Casa Vogue. Em casa, podem consumir diferentes tipos de papel, roupas, cortinas e lençóis, além de alimentos com o composto. “Esses insetos são mais ativos nos períodos mais quentes do ano, quando é preciso intensificar os cuidados”, afirma.
Como prevenir e controlar infestações
É possível, no entanto, acabar com as traças de forma mais ecológica e menos agressiva ao meio ambiente. “Existem algumas medidas que não exigem produtos químicos, que podem funcionar como um processo preventivo”, diz o especialista. Para isso, basta entender o ciclo reprodutivo delas. “Tanto a traça de alimentos quanto a de roupa pertencem ao grupo das borboletas e mariposas. São elas que dão origem as infestações. No caso da traça de roupa, ela vai atrás de locais com situações favoráveis para colocar os ovos”.
Os lugares mais seguros para os insetos são, justamente, os cantinhos mais inacessíveis, como frestas, quinas de armários, rodapés, batentes, guarnições de portas, frestas de assoalho, cortinas, sofás e espaços com algum resíduo de quitina, seja escamações de pele ou fios de cabelo. “Todos esses espaços são locais que a mariposa adulta busca para colocar seus óvulos e, a partir daí, iniciar o processo de eclosão e do ciclo reprodutivo”, explica.
Repelentes naturais e aspiração
Para eliminá-los sem uso de inseticidas, a dica do profissional é realizar uma boa aspiração nos locais em que visualizamos a presença das traças para, assim, eliminar também os ovos que dariam início a um novo processo de infestação. “A melhor forma de evitar a infestação desses insetos é realizando aspirações frequentes nos locais em que eles se encontram e, principalmente, nas quinas de móveis em geral e frestas de pisos de madeira.”
Produtos naturais também ajudam inibir o surgimento de traças. “Produtos aromáticos como cravo da índia, sândalo, e citronela podem ser colocados no guarda-roupas em sachês orgânicos. Funcionam como um repelente natural”, diz Bocalini. “Mas, nesse caso, a ação será muito mais pontual e localizada, sendo necessária ainda uma aspiração”.
Fonte: Casa Vogue | Globo
Comentários